Hoje ouvi na rádio um pensamento curioso, "As férias são como as flores!", depois fiquei a pensar nisto.
Há flores que são bem giras e coloridas mas são só isso, não tem aroma e muitas vezes a imagem delas na nossa memória é mesmo muito pequena, assim como algumas férias servem só de desculpa para o tempo e o dinheiro que gastámos nelas.
Há férias que são boas, que nos fazem sentir bem por nos levarem a viver um desejo, um sonho, uma companhia e sim há flores que tem um efeito igual, são muito bonitas enquanto duram, mas no fim são apenas uma memória que se vai esfumando no tempo e depois nem das cores ou do aroma nos lembramos.
Mas as flores que mais gosto são aquelas que me surpreendem, a acácia, por exemplo, uma árvore que se enche de pequenas flores amarelas, simples e singelas, consegue encher o ar com um aroma que, gostemos ou não, ninguém lhe fica indiferente.
São como estas flores simples, inesperadas, intensas e impossíveis de não nos tocarem de alguma forma que são as minhas férias de sonho. Podemos ter férias de sonho dentro de nossas casas, dentro das ruas da cidade que nos conhece os passos.
Estarmos abertos para ser surpreendidos pelo inesperado com um momento, um dia, um almoço, uma sesta, uma conversa ou uma qualquer coisa que nos salta à frente e nós termos a coragem suficiente para não lhe virar a cara.
São estas experiências que nos marcam para toda vida ou apenas até às próximas férias. São estas memórias que nos trazem um sorriso quando pensamos nelas, tal como a saudade que sinto da minha infância quando cheiro inesperadamente o forte aroma doce das acácias.
Este ano as minhas férias forma como as acácias simples, mas inesquecíveis. Gostaria de voltar a ter uma ou muitas férias assim, seria um sonho bom, mas pronto!
Até lá fico com a memória dos momentos únicos e especiais, são esses que me fazem viver!
Quero partilhar a música que me deixa um arrepio bom cada vez que a ouço, a ideia de podemos viver num momento o que sonhámos uma vida inteira, assim, só num momento!